O Tabelionato

12° Tabelionato de Porto AlegreA história do 12º Tabelionato de Notas de Porto Alegre tem início com a edição da Lei estadual número 6.124, de 28 de dezembro de 1970, que criou o então Ofício Distrital do Sarandi, que agregava os Serviços Notariais e de Registro Civil das Pessoas Naturais do Distrito Judiciário do Sarandi, Comarca da Capital. A instalação dos Serviços aconteceu em 28 de julho de 1971, tendo sido nomeado para o posto de Oficial Distrital, o Sr. Joaquim Sandri dos Santos, removido de Aratiba (RS) onde exercia o cargo de Tabelião e Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais. A Lei estadual número 8.011, de 1º de julho de 1985, em seu artigo 1º, inciso II, criou o 12º Tabelionato de Notas e o Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais da 6ª Zona de Porto Alegre, por desmembramento do Ofício Distrital do Sarandi.

Resolução do Conselho de Magistratura do TJ-RS, datada de 29 de julho de 1988, efetivou o desmembramento e reenquadrou o então Oficial Distrital no cargo de Tabelião, PJ-J, do 12º Tabelionato de Porto Alegre. Com a morte do Tabelião Joaquim Sandri dos Santos, ocorrida em 27 de agosto de 1988, foi efetivado, em 2 de setembro de 1988, como Tabelião titular do 12º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, o Sr. Rafael Leocádio dos Santos Neto, até então lº Tabelião Substituto daquele titular.

Desde a sua instalação até 31 de dezembro de 2003, o Serviço funcionou na Avenida Assis Brasil, 3745. A partir daí, sentindo a necessidade de prestar melhor atendimento dos serviços notariais a seus clientes, o Tabelião Rafael Leocádio dos Santos Neto providenciou uma profunda modernização de espaço físico, recorreu ao que tem de melhor em tecnologia e gestão e, em 5 de janeiro de 2004, inaugurou novas instalações em um dos mais modernos ambientes da área notarial de Porto Alegre, situado na Avenida Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leon, nº 40, Bairro Cristo Redentor, nas proximidades do triângulo formado pela confluência das Avenidas Assis Brasil e Baltazar de Oliveira Garcia.