28 de julho de 2015

TJ-SP promove agenda positiva para a valorização da atividade Notarial e Registral no país

Numa iniciativa inédita, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo promove e capitaneia o evento “O futuro dos Registros e das Notas” instaurando uma agenda positiva que visa a valorização, proteção e aperfeiçoamento das atividades registrais e notariais no Brasil.


Promovido e coordenado pelo presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini e pelo desembargador Ricardo Dip, o evento ocorrerá no próximo dia 31 de julho (sexta-feira), a partir das 11 h. no Auditório do Edifício dos Gabinetes do Direito Público (GADE MMDC), no Centro de São Paulo.


Segundo o Presidente da Academia Paulista de Direito Registral, Sérgio Jacomino, a iniciativa é uma sinalização inequívoca, emitida por uma das mais importantes cortes do país, de que os notários e registradores integram a galáxia judiciária e representam um contraponto fundamental à jurisdição pela busca da segurança jurídica preventiva. Em suas palavras: “os notário e registradores atuam para a consagração da paz social na prevenção de conflitos e de litígios e na promoção da segurança jurídica nas relações entre privados”.


Jacomino adverte que “os oficiais e tabeliães são os guardiões dos acervos de dados de caráter privado dos cidadãos, publicando situações jurídicas pessoais e reais, atividade que considero fundamental para a pólis. Os dados não podem ser profanados pelo próprio estado, em concerto com empresas privadas, sob pena de malferir o sistema criado pelo engenho de nossos maiores que concilia, perfeitamente, os princípios de publicidade e proteção de dados de caráter pessoal”.


Diversas autoridades de diversos estados brasileiros já confirmaram presença.
Local: Auditório do Edifício dos Gabinetes do Direito Público – GADE M.M.D.C
Data: 31 de julho (sexta-feira) – 11 h
Endereço: Av. Ipiranga, 165 – Centro – São Paulo – SP
Mais informações:
Pabx: + 55 (11) 2899-5000
http://www.tjsp.jus.br/
Fonte: IRegistradores


Disponível em:


http://www.notariado.org.br/index.php?pG=X19leGliZV9ub3RpY2lhcw%3D%3D&in=NjAzNg%3D%3D