09 de abril de 2009

Tecnologia a serviço do cidadão

04e-tab firma parceria com autoridade certificadora

A e-tab Tecnologia e Gestão firmou parceria com a Autoridade Certificadora Brasileira de Registros (AC BR) para o Programa de Suporte Técnico Credenciado voltado para desenvolvedores. O programa consiste na criação e manutenção de infra-estrutura de suporte técnico com abrangência nacional, por meio de parceiros estratégicos que prestem serviços in loco e de help-desk ligados às atividades de Certificação Digital e Documento Eletrônico. A e-tab é uma das três empresas brasileiras que são Parceiras de Suporte Técnico, e está enquadrada na categoria OURO.

O Programa visa a capacitar essas empresas desenvolvedoras de soluções para cartórios de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Registro Civil, que desejam operar com documentos eletrônicos e certificação digital.

Com a entrada dos cartórios no ambiente da Certificação Digital, surge a necessidade de adaptar-se e conhecer as regras que foram especificamente criadas para este segmento. Somente um cartório pode se tornar uma IT, apto a emitir os certificados digitais. Os notários e registradores passaram a ter o potencial de formar a maior rede nacional de emissores de certificados. Qualquer empresa ou cidadão interessado poderá ir a uma serventia retirar seu certificado, com total segurança.

Para o Diretor de TI da e-tab, Paulo Chagas, "é compromisso da e-tab atuar na modernização da classe notarial e registral, por meio do desenvolvimento de tecnologias que estejam a serviço das pessoas que são usuárias dos serviços dos cartórios. A certificação é de grande importância para garantir segurança para o cidadão”.

Segundo a consultora e gestora de rede da AC BR Patricia Paiva, "a parceria com estas empresas permitirá que as mesmas participem ativamente do processo de modernização das serventias, atendendo cartórios em todo o Brasil, com agilidade e eficiência."
As empresas parceiras serão identificadas por um selo de referência e estarão listadas no site www.acbr.org.br.

Sobre a AC BR SRF

Autoridade Certificadora vinculada à ICP-Brasil, diretamente subordinada à AC RFB, que possui a mais ampla e especializada rede de atendimento ao público em geral. Por meio dela é possível adquirir certificados digitais, como por exemplo o e-CPF e o e-CNPJ. A AC BR SRF oferece também aos seus clientes portadores de certificados do tipo A3 (e-cpf e e-cnpj), o serviço de carimbo do tempo da Autoridade de Carimbo do Tempo Brasileira de Registros totalmente grátis.

Fonte: Assessoria de Comunicação e-tab