17 de abril de 2013

Reduza riscos na hora de financiar imóvel

A partir de 18 de abril, o Serasa Experian irá disponibilizar a chamada ‘Central de Crédito Imobiliário’ que vai auxiliar quem pretende comprar um imóvel de forma segura. A solução permitirá que o consumidor consulte a matrícula do imóvel para saber, por exemplo, se a propriedade tem algum impedimento jurídico ou será hipotecada. O serviço pode ser acessado no portal www.serasaexperian.com.br.

Ferramenta como a desenvolvida pelo Serasa Experian ajudam o consumidor a fugir de situações que impedem a realização do financiamento. Porém, a atenção deve começar já no momento da escolha do imóvel. Um passo importante nessa etapa é checar a idoneidade da construtora, para saber a situação do bem. “É obrigação dela incluir, no cartório de registro de imóveis, o pedido da certidão de ônus reais do empreendimento. O documento informa dados do proprietário, se o bem está sendo penhorado, prova o registro da incorporação, entre outros detalhes” explica João Bosco Brito, assessor jurídico da AMSPA.

Além disso, é necessário solicitar certidões nos órgãos de controle ao crédito e judiciais para obter informações sobre ações cível, trabalhista e criminal e débitos no geral da incorporadora e de seus sócios. Os cuidados também envolvem o pedido do CNPJ, consulta ao Procon e verificação de outros empreendimentos da construtora para saber se ela cumpre o contrato devidamente. “Caso alguma documentação esteja irregular ou haja pendência jurídica, o financiamento será negado. Por isso, é de suma importância obter essas informações antes de fechar o negócio” alerta João Bosco.

Outra precaução para não correr riscos da não liberação do financiamento é o comprador fazer o cálculo das despesas. O recomendado é que as prestações não comprometam mais do que 30% da renda familiar. Se possível, reserve 50% do valor do imóvel depositado no FGTS, poupança ou em outras aplicações. “Esse fundo de reserva vai ajudar o mutuário, que adquiriu imóvel na planta, a arcar com o reajuste do financiamento devido à valorização do bem e, com isso, as prestações estejam enquadradas no plano habitacional desejado”, ressalta Brito.

De acordo com assessor jurídico da AMSPA, também é fundamental averiguar se o nome da pessoa que vai adquirir o imóvel está no cadastro negativo do Serasa e do SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito para negociar a dívida e assim poder financiar. A consulta ao crédito pode ser feita gratuitamente pelo site do SCPC: www.boavistaservicos.com.br.

João Bosco Brito aconselha ainda que vale a pena pedir auxílio de um advogado para certificar-se de todos os detalhes antes de realizar a compra do imóvel. “Percebendo as dúvidas do futuro mutuário ao assinar o contrato, a AMSPA dispõe de uma equipe especializada na área imobiliária para fazer a conferência e cuidar dos documentos específicos com intuito de fechar um negócio seguro ao dono do novo bem”, acrescenta.

Serviço:

Os mutuários que se encontram na mesma situação podem recorrer à AMSPA para obter mais esclarecimentos. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 3292-9230 ou comparecer em uma das unidades da entidade, com o contrato e os comprovantes do que já foi pago. Endereços e mais informações no site: www.amspa.org.br.

Fonte: Site INcorporativa.