01 de abril de 2009

Plenária da Comissão de Assuntos Americanos encerra com importantes decisões para o notariado

Encerrou-se no dia 28 de março mais uma plenária da Comissão de Assuntos Americanos (CAA) da União Internacional do Notariado – UINL, em Lima-Peru.
Estavam presentes Ivanildo Figueiredo, de Pernambuco, diretor do CNB e integrante da Academia Notarial Americana, juntamente com o Presidente José Flávio Bueno Fischer, que é Vice-Presidente da UINL para América do Sul e também integrante da Academia, que acompanharam e participaram das discussões das diversas comissões e da plenária e convidaram os colegas americanos para o XVI CONGRESSO NOTARIAL BRASILEIRO. O congresso está programado para acontecer em Recife, 18 a 21 de agosto, com Ivanildo Figueiredo como Presidente da Comissão Organizadora.
A próxima reunião da CAA deverá ser realizada em Cartagena de Índias, Colômbia, no mês de setembro.
Na reunião também foi definida a realização da XIV Jornada Notarial Iberoamericana, programada para 2010, com temas da mais alta relevância para o notariado americano e mundial. Alguns dos temas propostos são: a segurança jurídica no tráfico de bens e documentos; o notário como garantia dos direitos da pessoa; e a atuação notarial em assuntos não contenciosos.
Temas como a atuação notarial em matéria de lavagem de dinheiro, regularização fundiária na América, e o bicentenário da independência de vários países americanos neste e no próximo ano, mereceram debates interessantes e decisões que terão repercussões imediatas em todos os países da América. Para tanto foram formados grupos de trabalho, com participação do Brasil.
Para o grupo de trabalho sobre regularização fundiária, bem como para a coordenação NACIONAL dos temas da JORNADA, estão abertas inscrições para todos os colegas do Brasil que se interessarem. Os associados do CNB, por meio das seccionais, ou diretamente, terão preferência na indicação pela Presidência.

Fonte: Assessoria de Comunicação