12 de fevereiro de 2010

IR2011: declaração só pela web

A Receita Federal divulgou nesta semana que este é o último ano que as declarações de imposto de renda poderão ser feitas em papel.

A partir de 2011, o documento só poderá ser preenchido pela internet, segundo informações de Joaquim Adir, supervisor nacional do Imposto de Renda. No ano passado, das 25 milhões de declarações entregues, 127 mil foram em papel.

Atualmente, o contribuinte que opta pelo formulário impresso paga R$ 5 e entrega nas agências dos Correios. A partir de 2011, a entrega da declaração será feita exclusivamente em disquete, nas agências bancárias, ou pela internet - pelo programa Receitanet disponível no site relacionado abaixo.

Neste ano, as agências do Banco do Brasil ou da Caixa estão recebendo os disquetes.

Programa para IR 2010

O aplicativo para preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda 2010 será disponibilizado a partir da segunda-feira, 01, mediante a aprovação por parte da Receita e do Serpro nesta sexta-feira, 12.

O programa já havia sido colocado no ar em janeiro para que os usuários pudessem conhecer com antecedência o aplicativo e as principais alterações em relação ao ano anterior.

As instituições esperam 24 milhões de declarações em 2010, 1 milhão a menos do que em 2009. Estão obrigados a declarar os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 17.215,08 em 2009.

O prazo para entrega das declarações vai de 1º de março a 30 de abril.

Fonte: Baguete Tecnologia e Informação