01 de setembro de 2009

Horários dos serviços notariais e de registros em Porto Alegre

A partir do dia 1º de setembro, os tabelionatos e cartórios de registros civis, de imóveis e de protestos terão horário de atendimento ampliado e ininterrupto, sem fechar ao meio-dia. A medida foi expedida no dia (13/8) pela Direção do Foro da Comarca de Porto Alegre, por meio da Portaria 09/2009-DF.

O Diretor do Foro, Juiz de Direito Carlos Eduardo Richinitti, explica que se trata de mais uma iniciativa do projeto “Melhoria no Atendimento às Partes e Advogados” e vem benefício da população, que contará com expediente externo maior, inclusive no horário do almoço. “A mudança é no sentido de que o importante serviço extrajudicial possa praticar seus atos em horário ampliado e padronizado”, salienta o magistrado.

A alteração de horário foi definida em consenso, a partir da realização de reuniões da Direção do Foro com representantes do colégio notarial e registral.

Abaixo, a íntegra da Portaria, com os novos horários de funcionamento:

PORTARIA N. 09/2009-DF

O Excelentíssimo Senhor Doutor Carlos Eduardo Richinitti, Juiz de Direito Diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre, seguindo as diretrizes do Projeto de Melhoria no Atendimento às Partes e Advogados, lançado em maio de 2008, ouvidos os interessados e no uso de suas atribuições legais:
Considerando a necessidade de adequação do horário de atendimento externo dos serviços notariais e de registros à realidade atual da população da Capital;
Considerando a competência e responsabilidade do Poder Público para a adoção de medidas que atendam as necessidades coletivas e individuais da população;
Considerando, ainda, que a alteração e padronização dos horários de atendimento dos Serviços Notariais e de Registros da Comarca de Porto Alegre, especialmente no que se refere à abertura durante o horário de meio-dia, proporcionarão maior agilidade e eficiência, sem prejuízo da preservação de especificidades próprias como a necessidade de adequação do horário de encerramento das atividades dos Serviços Notariais de Protestos Cambiais ao do expediente bancário,

RESOLVE:
Artigo 1º. Autorizar, a partir de 1º de setembro de 2009, quanto ao funcionamento dos Serviços Notariais e de Registros na Comarca de Porto Alegre, a adoção dos seguintes horários de atendimento ao público:
I – Serviços de Registros de Imóveis e de Títulos e Documentos:
Das 09h às 17h, ininterruptamente;
II – Serviços de Registro Civil das Pessoas Naturais e Serviços Notariais:
Das 09h às 17h30min, ininterruptamente;
III – Serviços Notariais e de Registros de Belém Novo e da Restinga.
Das 09h às 17h30min, ininterruptamente;
IV – Serviços Notariais de Protestos Cambiais:
Das 09h às 16h, ininterruptamente.
V – Central de Plantão dos Serviços de Registro Civil das Pessoas Naturais:
Diariamente das 20h às 24h e da 1h30min às 05h.
Em sábados, domingos e feriados, além dos horários referidos, das 8h30min às 12h e das 15h às 18h. Nos intervalos em que não há atendimento, o Registrador de plantão divulgará telefone para contato e atendimento imediato das partes em situações urgentes.
Art. 2º. Na forma da lei, em razão de necessidade, peculiaridade ou excepcionalidade da diligência, fica autorizada a realização de atos fora dos horários fixados.
Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.
CUMPRA-SE.
PUBLIQUE-SE.
Dê-se ciência aos Magistrados, Escrivães e à Ordem dos Advogados do Brasil/RS.
Remeta-se cópia à egrégia Corregedoria-Geral da Justiça.
Carlos Eduardo Richinitti,

Juiz de Direito Diretor do Foro.

Fonte: TJ-RS