23 de março de 2009

Colégio Notarial do Brasil assina convênio com CNJ

amigosO Conselho Nacional de Justiça, preocupado com a realidade que tem encontrado em inspeções pelo Brasil, tanto na esfera judicial como nos serviços notariais e de registro, buscou nas entidades da classe, tanto de serviços notariais como de registro, a parceria para encaminhar soluções que possam servir de base para uma reestruturação e organização técnica dos mesmos, como forma de implementar uma nova visão a respeito dessas atividades.

Todas as entidades foram convidadas, entre as quais o COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL, que esteve presente por seu Presidente José Flávio Bueno Fischer e por seu Vice Ubiratan Pereira Guimarães, também presidente da seccional de São Paulo.

A idéia que resultou num convênio firmado em solenidade em Brasília, no CNJ, no dia 18 passado, é de iniciar pelo Estado do Piauí, um dos que apresentou mais dificuldades constatadas nas inspeções. Prestigiou o evento, ainda, o Secretário-Geral do CNJ, Juiz Alvaro Ciarlini.

Os juízes auxiliares do CNJ, Marcelo Berthe e Ricardo Chimenti, juntamente com representantes das entidades firmatárias do convênio, farão uma visita ao Piauí, especialmente na capital Teresina e na cidade de Parnaíba, nos próximos dias 6 e 7 de abril, para elaboração de um diagnóstico da situação. E, a partir de um projeto piloto conjunto, implementar soluções que possam ser aplicadas em todo o Estado.

Em dando os resultados adequados, tal experiência poderá ser multiplicada em outros Estados da Federação, em que se encontrem situações similares de dificuldades.

Fonte: Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal