13 de abril de 2010

8º Tabelionato opera em nova sede

Reforma buscou conceito de trabalho que garante agilidade e segurança

No dia 22 de março deste ano o 8º Tabelionato de Porto Alegre mudou de endereço. Antes localizado na avenida João Pessoa, hoje atende na Protásio Alves, no bairro Petrópolis. O motivo da transferência se deu por causa de uma intervenção judicial, ocasionada pelo não cumprimento da reforma, prevista pela Justiça, que deveria modernizar e agilizar os cartórios, no final do ano passado.

Com o afastamento da antiga tabeliã, o cargo foi assumido interinamente por Rafael Leocádio dos Santos Neto, que é titular do 12º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, e assim se iniciou a estruturação de gestão. “Fui chamado porque o 12º foi considerado o melhor cartório de Porto Alegre em instalações, atendimento e tecnologia. Acatei este novo trabalho como uma missão”, conta o tabelião.

A missão de Neto consistia não apenas na atualização de todo os processos executados no cartório, como também na escolha de um local maior e adequado para a sede, em uma área onde não oferecesse este serviço. “Minha tarefa era tirá-lo de lá, organizar e modernizar.” Segundo ele, o tempo como interventor é incerto, mas quando acabar o seu prazo ou a antiga tabeliã retornará ou o cargo será suprido por alguém que passar por concurso. O objetivo maior é transformar o 8º Tabelionato em um modelo na área também. “Hoje só recebo elogios de quem utiliza os nossos serviços.”

Após 100 dias de transição e reformas, o 8º Tabelionato já está operando de uma diferente forma. Basta chegar, escolher o tipo de serviço e receber uma senha impressa eletronicamente da recepcionista, que irá encaminhar o cliente para uma ampla e climatizada sala de espera, onde este aguardará sua vez de ser atendido – isso ocorre por meio de um sinal sonoro e chamada em um monitor de TV. O prédio de três andares foi avaliado para que pudesse oferecer toda a tecnologia de identificação biométrica, guichês individuais, banheiros e rampas de acesso para cadeirantes.

As mudanças foram efetuadas com a parceria de Marcelo Fernando Haeser, diretor da E-tab, empresa especializada em tecnologia e gestão para cartórios. “Nos dedicamos a esse mercado peculiar, então conhecemos a necessidade e o treinamento específico,” explica Haeser. Segundo ele, a ação partiu do treinamento dos funcionários para utilizarem os novos recursos, como os de identificação de documentos e assinaturas falsas, escritura e reconhecimento de firma. “Tudo precisa de técnica, até para o atendimento ao cliente.”

A informatização do cartório também trouxe agilidade e segurança para os serviços. Uma procuração que levava mais de uma hora para ficar pronta agora é feita em poucos minutos. O tempo de espera será reduzido devido à automação dos processos e ao aumento do quadro de funcionários. “O sistema desenvolvido teve repercussão nacional e internacional, com a introdução da biometria. Criamos um novo conceito de trabalho neste meio”, comemora o diretor da e-tab.

Fonte: Jornal do Comércio