02 de janeiro de 2013

Governo adia vigência do novo acordo ortográfico para 2016

dadoO novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa teve sua obrigatoriedade adiada por mais três anos. Ele entraria em vigor no dia 1º de janeiro de 2013, mas, com o decreto publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (28/12), os alfabetizados em português terão até o primeiro dia de 2016 para aprender as novas regras.

O acordo que visa padronizar as regras ortográficas foi assinado em 1990 com outros países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Cada país deve ratificar o documento assinado e definir os prazos para a entrada em vigor do novo acordo.

No início de dezembro, o senador Cyro Miranda (PSDB) já havia antecipado que o governo federal adiaria a entrada em vigor do acordo. Na ocasião, o senador, membro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, disse acreditar que o ideal seria elaborar um outro acordo, com maior participação da sociedade, e que só passasse a valer a partir de 2018.

Em Portugal, a reforma foi ratificada e promulgada em 2008 e as novas regras entraram em vigor em maio de 2009, com a previsão de se tornarem obrigatórias em seis anos a partir dessa data.

No Brasil, o acordo foi ratificado em setembro de 2008 e as novas regras já estão em uso, embora em caráter não obrigatório, desde 1º de janeiro de 2009.

O acordo também já foi ratificado por Cabo Verde (2006), São Tomé e Príncipe (2006), Guiné-Bissau (2009) e Timor Leste (2009). Moçambique e Angola ainda não ratificaram o documento.

Fonte: Colégio Notarial do Brasil.